ETAPA

Bem vindo ao Blog Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal. Base de Pesquisa do departamento de Antropologia da UFRN

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

30ª RBA 2016 - Reunião Brasileira de Antropologia





3 a 6 de agosto de 2016
João Pessoa - PB
UFPB - Campus I


GT 053 - Populações costeiras, processos sociais e meio ambientes.

Coordenação:
  Francisca de Souza Miller (DAN/PPGAS/UFRN)
  Márcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM) 


Debatedores:
 José Colaço Dias Neto (UFF)

 Simone Maldonado (UFPB)
 Carlos Abraão Moura Valpassos (UFF)

Desenvolvimento, meio ambiente e cultura. Regimes de territorialidades, produção e transmissão de saberes, etnociências, políticas ambientais, projetos de desenvolvimento de manejo e conservação e relação natureza e sociedade. Este GT tem como objetivo congregar pesquisadores de diferentes áreas, que tenham desenvolvido análises teóricas e empíricas sobre os processos e dinâmicas sociais observados em grupos indígenas, quilombolas, pescadores, camponeses, ribeirinhos, ciganos, dentre outros no norte e nordeste brasileiro. O GT acolherá reflexões que explorem os desafios e perspectivas relativas à relação entre desenvolvimento, meio ambiente e cultura, e que investiguem os modos de vida dessas populações e produção de suas especificidades culturais, étnicas e históricas, com foco nos regimes de territorialidade, produção e transmissão de saberes tradicionais, etnociências, nos campos relacionais com seu entorno e nos modos de construir e apreender as complexas e diversas relações entre natureza e sociedade.


Postado por: Raphaella Calixta, bolsista de iniciação científica no projeto de pesquisa Tradição e Modernidade: Um estudo etnográfico sobre as mudanças decorrentes de fatores exógenos na atividade pesqueira em Caiçara do Norte/RN (Colônia de Pesca Z01)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário