ETAPA

Bem vindo ao Blog Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal. Base de Pesquisa do departamento de Antropologia da UFRN

Fundadores do Grupo de Pesquisa


Francisca de Souza Miller

Possui Pós Doutorado em Antropologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa(2013), Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) . Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Pesca, Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociedade e Meio Ambiente, Pesca artesanal, Pesca e turismo, Ecologia Cultural e Meio Ambiente, Etnoconhecimento, Conhecimento tradicional e Comunidades tradicionais. Realiza atualmente pesquisa sobre Cooperativismo pesqueiro e valores no Brasil e em Portugal. É líder do Grupo de Pesquisa Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal (ETAPA - CNPq/DAN/UFRN).




José Glebson Vieira

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2010). É Professor Adjunto do Departamento de Antropologia (DAN) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), orientando dissertações e teses nas linhas de pesquisa: Política, direitos e etnicidade; Memória, saberes locais, religiosidade, rituais. É também docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Desenvolveu pesquisa junto aos Potiguara da Paraíba e atualmente pesquisa a emergência étnica no Rio Grande do Norte a partir das comunidades indígenas dos Caboclos (Açu/RN) e dos Potiguara do Sagi/Trabanda (Baía Formosa/RN). Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em etnologia indígena, antropologia política e antropologia das populações afro-brasileiras, atuando nos seguintes temas: Mobilizações, dinâmicas étnicas e etnogêneses; Xamanismo, corporalidade e noção de pessoa; Mito, história e cosmologia; Chefias e lideranças indígenas; Patrimonialização, memória e oralidade entre grupos indígenas e quilombolas; Educação e diversidade étnico-racial.




Paulo Gomes de Almeida Filho

Professor substituto do magistério superior do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É pesquisador colaborador do grupo Etnologia, Tradição, Ambientes e Pesca Artesanal (ETAPA). Membro da equipe técnica de consultoria da empresa Etnos Consultoria Socioambiental. Atualmente é doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui mestrado em Antropologia Social (2014) e Bacharelado em Ciências Sociais (2011) pela mesma universidade. Tem experiência e interesse na área de Antropologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia do Turismo, Antropologia da Técnica, Antropologia das Populações Tradicionais, Antropologia e Meio Ambiente e Antropologia das relações humano/ não humanos.




Rita de Cássia Maria Neves

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1987), graduação em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1993), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1999) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no departamento de Antropologia (DAN) e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnologia Indígena, Identidade, Antropologia da Saúde, Cartografia Social, Cultura Popular, Performances e Festas.



Claúdio Santos