ETAPA

Bem vindo ao Blog Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal. Base de Pesquisa do departamento de Antropologia da UFRN

quinta-feira, 23 de julho de 2015

V REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA / XIV REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE

V REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA / XIV REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE

TEMÁTICA GERAL: DIREITOS DIFERENCIADOS, CONFLITOS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS
Local e data: Maceió, Alagoas. 19 a 22 de julho de 2015.

Mesa Redonda 14 - Populações haliêuticas brasileiras: perspectivas e reflexões.
Dia e local: 22 de julho de 2015, Bloco C Sala 16 - V REA/XIV ABANNE.
Coordenadores: Guilherme Bemerguy Chêne Neto (UFRN/Museu Paraense Emílio Goeldi) e Lourdes Gonçalves Furtado (USP/Museu Paraense Emílio Goeldi)
Debatedora: Denise Machado Cardoso (UFPA).
Expositores: Cristiano Wellington Noberto Ramalho (UFRPE), Francisca de Souza Miller (UFRN) e Germano Guarim Neto (UFMT).

Resumo
A interação dos seres humanos com a água é parte fundamental do processo de expansão e povoamento humano sobre a terra. Populações inteiras, ao longo da história, foram, e ainda são, dependentes da água enquanto subsistência e relações sociais (isso sem mencionar a essencialidade da água para os seres vivos). Como forma de propiciar discussões acerca dessas populações e a maneira com que elas utilizam a água em seu cotidiano, essa Mesa Redonda, através de uma perspectiva interdisciplinar (da Antropologia, Sociologia e Biologia), pretende refletir sobre as condições sociais das populações haliêuticas no Brasil, trazendo à tona temas atuais (preservação ambiental, produção econômica, lutas identitárias, dentre outros) e as perspectivas políticas que poderão influenciar, diretamente seus modos de vida. Pesquisadores das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte apresentarão suas reflexões e perspectivas acerca dessas populações através de suas experiências de pesquisas.

Postado por: Raphaella Calixta (Bolsista de Iniciação Científica do projeto: Estudos etnográficos de algumas comunidades tradicionais do Rio Grande do Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário