ETAPA

Bem vindo ao Blog Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal. Base de Pesquisa do departamento de Antropologia da UFRN

terça-feira, 7 de abril de 2015

V REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA / XIV REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE

V REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA / XIV REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE 

Temática Geral:  Direitos Diferenciados, Conflitos e Produção de Conhecimentos
Local e data: Maceió, Alagoas. 19 a 22 de junho de 2015.

Título do Grupo de Trabalho: Antropologia das Populações Costeiras e Ribeirinhas: Práticas Sociais e Conflitos

Coordenadores:
José  Colaço  Dias  Neto (Doutor  em  Antropologia  pela  Universidade  Federal Fluminense, Professor da Universidade Federal Fluminense e Pesquisador do Instituto de  Estudos Comparados  em Administração  Institucional  de  Conflitos  INCT-InEAC/UFF). 
Francisca  de  Souza Miller (Doutora  em  Ciências  Sociais  (Antropologia)  pela Universidade Católica de São Paulo e professora/pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte).


As regiões costeiras  da  América Latina,  seja  em sua  porção equatorial  seja  em sua dimensão meridional, sempre foram palco de processos que, quando observados com atenção podem evidenciar  importantes  facetas  de  suas  sociedades  nacionais.  Alguns grupos sociais, designados como tradicionais, que vivem do extrativismo, da agricultura entre outras atividades – tais como pescadores artesanais e ribeirinhos em geral – foram ou são  habitantes destas  regiões e  historicamente  têm sido  impactados por  diversos fenômenos tais como a expansão metropolitana, o turismo, a carcinicultura, os parques eólicos e as formas de controle oficial em áreas de interesse ecológico. O objetivo deste Grupo de Trabalho é refletir, a partir de estudos de caso, sobre a relação entre natureza e cultura,  em  suas  múltiplas  possibilidades. Interessam,  assim,  etnografias  sobre  a construção da paisagem costeira, o direito costumeiro, o conhecimento naturalístico e o manejo dos ecossistemas, as formas de organização política destas populações e suas estruturas econômicas. Levando em conta a invisibilidade social  e política que recai sobre a maioria desses grupos, tanto no Brasil como em outros países latino americanos, este GT visa reunir trabalhos que coloquem em evidência os conflitos e tensões que afetam ou que  são  protagonizados  por estas  “populações  tradicionais”  em face  aos processos sociais aos quais estão submetidas diretas ou indiretamente.

Observações: O prazo para envio de resumos para apresentação de trabalhos nos GTs e Comunicações Coordenadas foi prorrogado até o dia 12 de abril.
Inscrições abertas: www.reaabanne.com.br 

Postado por: Raphaella Calixta
(Bolsista de iniciação científica do grupo Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal - ETAPA - UFRN/DAN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário