Estimados/as,
Los invitamos a enviar propuestas de trabajos al GT, "Antropologia marítimo-costeira: enfoques teórico-metodológicos em contextos sul-americanos". Coordinado por: el Dr. Gianpaolo Adomilli (Brasil), el Dr. Gastón Carreño (Chile) y la Dra. Leticia D'Ambrosio (Uruguay),
Comentaristas: Dr. José Colaco (Brasil), Dra. Francisca De Souza Miller ( Brasil), Dra Luceni Helembrandt (PPGS/UENS, Brasil).
La XIII RAM recebe até dia 25/03. Clique aqui para enviar sua proposta
ANTROPOLOGIA MARÍTIMO-COSTEIRA: ENFOQUES TEÓRICO-METODOLÓGICOS EM CONTEXTOS SUL-AMERICANOS
Este GT propõe refletir acerca do contexto atual das pesquisas antropológicas sobre grupos que habitam as regiões costeiras da América do Sul desde seus processos de percepção e percursos no ambiente marítimo-costeiro. Para além do interesse em torno da temática do trabalho no meio aquático (ou ligado a ele simbolicamente), buscamos abordagens enquanto conjunto de conhecimentos especializados que são transmitidos geracionalmente e incorporados de forma dinâmica pelas novas gerações frente à novas práticas que se estabelecem nas experiências concretas de grupos humanos no ambiente marítimo-costeiro, nas imposições externas relativas ao mercado e ao mundo urbano industrial, bem como pela agencia de não humanos, como o mar, o vento, os peixes e diversas materialidades. Por outro lado, estudos nessa área vêm abordando temáticas ligadas às especificidades dos processos sociais de apropriação, e transformação do espaço marítimo costeiro y diversas formas de gestão e ordenamento. Neste sentido nos interesa discutir sobre as formas pelo qual esses espaços são organizados y os conflitos entre atores envolvidos no manejo do ambiente marítimo costeiro. Finalmente, o Gt será uma oportunidade para fazer um balanço dos dez anos de intercâmbios acadêmicos desde o primeiro Gt que realizamos na RAM de 2009. Período em que uma rede regional de trabalho sobre antropologia marítima e costeira foi consolidada.
Palabras chaves: antropología marítimo- costeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário