ETAPA

Bem vindo ao Blog Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal. Base de Pesquisa do departamento de Antropologia da UFRN

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Grupo de Trabalho n. 20 “Antropologia dos Povos e Populações Costeiras: Práticas Sociais, Territórios e Conflitos” coordenado por José Colaço (UFF) e Francisca Miller (UFRN) que será realizado na 31ª Reunião Brasileira de Antropologia – Antropologia e Direitos Humanos em Ação – em Brasília, DF, entre 9 e 12 de dezembro de 2018.
A submissão dos resumos pode ser feita pelo site www.31rba.abant.org.br até o dia 13 de julho. Segue abaixo a ementa da atividade.


GT 20 “Antropologia dos Povos e Populações Costeiras: Práticas Sociais, Territórios e Conflitos”
Coordenação: José Colaço Dias Neto (UFF)  & Francisca de Souza Miller (UFRN)

Os grupos sociais que vivem do extrativismo e da agricultura, entre outras atividades – tais como pescadores artesanais e ribeirinhos em geral – são habitantes de regiões costeiras e historicamente têm sido impactados por diversos fenômenos. A expansão metropolitana, os desastres ambientais de grandes proporções, o turismo em pequena e larga escala, as formas de controle oficial em áreas de interesse ecológico, são alguns processos que vem reconfigurando o uso e a ocupação de territórios costeiros e ribeirinhos no Brasil. Seus efeitos recaem sobre um grande contingente de famílias ou de cidades inteiras – no que diz respeito às economias locais, gestão pública e formas de participação política – ou, com relação às suas dimensões mais abrangentes, em maiores escalas, pois tratam-se de fenômenos globais ajustados às estruturas contemporâneas de exploração de recursos naturais, seus modos de produção e administração e repartição de lucros por parte de grandes agentes sociais e mesmo por Estados. Reflexões sobre o manejo de ecossistemas, as formas de organização política destas populações, suas estruturas econômicas, bem como os conflitos suscitados por diferentes processos e agentes sociais – sobretudo agências estatais, organizações não governamentais e empresas – são alguns dos aspectos que serão discutidos nesta atividade.



Postado por Vivianny Freitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário