ETAPA

Bem vindo ao Blog Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal. Base de Pesquisa do departamento de Antropologia da UFRN

quarta-feira, 10 de abril de 2013

37º Encontro Anual da ANPOCS - 23 a 27 de setembro de 2013, Águas de Lindóia, SP Simpósio de Pesquisa Pós-Graduada (SPG)



“O Olhar das Ciências Sociais sobre as Populações Costeiras e Ribeirinhas”

Coordenadores: Dr. José Colaço Dias Neto – Pesquisador no Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (NUFEP-INCT-InEAC/UFF); Dra. Francisca de Souza Miller – Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Alguns grupos sociais, designados como tradicionais, que vivem do extrativismo, da agricultura entre outras atividades – tais como pescadores artesanais e ribeirinhos em geral – foram ou são habitantes destas regiões costeiras ou ribeirinhas e historicamente têm sido impactados por diversos fenômenos tais como a expansão metropolitana, o turismo, a carcinicultura, os parques eólicos e as formas de controle oficial em áreas de interesse ecológico. O objetivo deste Seminário é reunir pesquisas que enfoquem processos sociais nos quais as populações costeiras estejam envolvidas direta ou indiretamente. Etnografias e reflexões sobre o direito costumeiro, o conhecimento naturalístico e o manejo dos ecossistemas, as formas de organização política destas populações, suas estruturas econômicas bem como os conflitos suscitados por diferentes agentes sociais são alguns dos aspectos que interessam neste Seminário. Refletir sobre pesquisas elaboradas em diferentes contextos regionais ou mesmo nacionais tem se mostrado uma ferramenta profícua para a compreensão das semelhanças e distinções que caracterizam as populações costeiras.

http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=704&Itemid=429

Nenhum comentário:

Postar um comentário