O Grupo de Pesquisa Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal
(ETAPA), em parceria com a Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e
o Departamento de Antropologia (DAN), realizou o Seminário Especial –
Populações Costeiras, Lacustres e Ribeirinhas Tradicionais
no período de 14 a 18 de maio de 2012, na UFRN. As aulas foram ministradas pela professora Francisca Miller que contou com a participação das professoras Carmem Rial, da Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC); Márcia Calderipe, da Universidade
Federal da Amazônia (UFAM); e Simone Maldonado, da Universidade Federal
da Paraíba (UFPB).
O objetivo da disciplina era introduzir a discussão sobre a Antropologia da Pesca no Brasil, com foco na questão das comunidades de pesca, territorialidade, meio ambiente, cosmologia e memória e, a partir daí, possibilitar um olhar sobre as sociedades de pescadores e suas formas de articulação entre tradição e modernidade, transformação e mudança, as políticas neocoloniais e as consequências do processo de globalização em nível local e regional.
O evento teve como público alvo não só os alunos de mestrado, mas toda a comunidade acadêmica em geral no status de ouvinte.
Os temas discutidos nas aulas foram “Introdução ao tema: Povos tradicionais e territorialidade”; “Saberes tradicionais em comunidades pesqueiras”; “Transformação e mudança em comunidades pesqueiras”; e “Mitologia, simbolismo e imaginário”.
A forma de avaliação consistiu em escrever um artigo, de caráter etnográfico ou teórico, utilizando parte das discussões e do material bibliográfico do programa.
O objetivo da disciplina era introduzir a discussão sobre a Antropologia da Pesca no Brasil, com foco na questão das comunidades de pesca, territorialidade, meio ambiente, cosmologia e memória e, a partir daí, possibilitar um olhar sobre as sociedades de pescadores e suas formas de articulação entre tradição e modernidade, transformação e mudança, as políticas neocoloniais e as consequências do processo de globalização em nível local e regional.
O evento teve como público alvo não só os alunos de mestrado, mas toda a comunidade acadêmica em geral no status de ouvinte.
Os temas discutidos nas aulas foram “Introdução ao tema: Povos tradicionais e territorialidade”; “Saberes tradicionais em comunidades pesqueiras”; “Transformação e mudança em comunidades pesqueiras”; e “Mitologia, simbolismo e imaginário”.
A forma de avaliação consistiu em escrever um artigo, de caráter etnográfico ou teórico, utilizando parte das discussões e do material bibliográfico do programa.
Postado por
Cláudio rogério
Bolsista do ETAPA
UFRN
DAN
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